sábado, 29 de maio de 2010

Causas da desflorestação

A desflorestação tem múltiplas causas, de ordem económica, sócio-política, demográfica e ambiental. Porém, é o Homem quem mais contribui para este fenómeno devastador.
Antigamente, a desflorestação foi principalmente devida ao abate de árvores para construção naval e aquecimento. Actualmente, é principalmente devida aos incêndios, chuvas ácidas e o abate de árvores para construção civil e enchimento de albufeiras de barragens.


Porém, a desflorestação também está associada a outras causas:

1. Exploração de minas, de pedreiras e de petróleo
2. Causas Naturais (Incêndios, doenças, ciclones)
3. Poluição
4. Crescimento turístico
5. Crescimento económico
6. Expansão agrícola e pecuária
7. A extracção de madeiras


1. Exploração de minas, de pedreiras e de petróleo

A fim de explorar minas, pedreiras e petróleo, a população destrói grandes áreas de floresta e consequentemente contaminam os solos e a água do local com produtos tóxicos.


2. Causas naturais (incêndios, doenças, ciclones)

Embora o Homem seja o grande responsável pela desflorestação, por vezes a Natureza também contribuí para tal acontecimento, como é o caso dos incêndios, de algumas doenças que atacam as florestas e os ciclones. Estas causas naturais, que surgem devido às condições climatéricas, como temperaturas elevadas ou trovoadas, normalmente destroem uma vasta área num curto período de tempo.



3. Poluição

O aumento da poluição também tem contribuído bastante para a desflorestação através da formação de chuvas ácidas que ao incidirem sobre as árvores irão queimá-las e destruir os solos.


4. Crescimento Turístico

Os governos com vista a um maior crescimento turístico têm investido na construção de barragens. Desta forma, são devastadas grandes quantidades de árvores na sua implementação.


5. Crescimento económico

Além disso, têm também em vista o crescimento económico, ignorando os efeitos que as suas acções irão ter na Natureza, como é o caso da construção de estradas, túneis e de outras infra-estruturas, que apenas irão favorecer a economia do país.
Também no caso das construções das barragens há a utilização da água para produção de energia, o que irá ser bastante favorável para a economia mas bastante desfavorável para a Natureza.


6. Expansão agrícola e pecuária

O estado tem financiado a agricultura em regime de monocultura e desta forma os solos, após 6 ou 7 anos de plantações, ficam mais susceptíveis a apanhar doenças, ficam desgastados e tornam-se inférteis. Para remediar tal situação, os agricultores têm de os abandonar e procurar outros solos, desflorestando uma nova zona.
Mas o incentivo por parte do estado não é só para a agricultura, pois este também tem financiado a conversão das florestas em pastagens e em ranchos para manadas de gado.


7. Extracção de madeiras

A extracção de madeiras é executada através de maquinaria pesada destruindo a flora e provocando a compactação do solo.
Os países utilizam a matéria-prima proveniente das florestas, nomeadamente a madeira, para obterem maiores benefícios económicos e consequentemente se desenvolverem. Nos países em vias de desenvolvimento, a maioria da madeira extraída é utilizada para o aquecimento e para a produção de energia, pois não têm outra alternativa senão recorrer aos recursos naturais para sobreviverem e se desenvolverem.


Fontes: Comunicação da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu (Bruxelas, 18/09/2007); http://www.reocities.com/Hollywood/Trailer/4205/desflorestacao.htm; http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0018_altglobais/causas.htm; http://www.estig.ipbeja.pt/~pmmsc/git/florestas_3.pdf; http://www.infopedia.pt/$desflorestacao

4 comentários:

Unknown disse...

MUITO OBRIGADO COLEGA. FOI NOS DEVERAS ÚTIL

Unknown disse...

lol xd kkkk fazia 2/5 melhor

Unknown disse...

Então se fazias porque n fizeste

Anónimo disse...

muito obrigado colega, foi um prazer ter o privilégio de ler esta obra de arte. أنت في المؤخرة!

Enviar um comentário